top of page
  • Dra. Adriane Felix

Filho único precisa fazer o inventário dos pais falecidos?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem meramente ilustrativa retirada do canva)


Sim, mesmo que haja um único herdeiro legítimo, há a necessidade de realizar o procedimento de abertura do inventário, pois o mesmo serve para fazer o levantamento de todos os bens e direitos deixados pelo falecido, e, também suas dívidas, assim, pode haver credores do falecido que tenham direito em receber valores para honrar as obrigações do falecido com os possíveis credores, e não só isso, pode haver ainda a existência de outros herdeiros via testamento.


Com efeito, caso haja somente um filho de fato como herdeiro, e, o falecido também não tenha deixado dívidas, ainda assim há a necessidade de realizar a abertura do procedimento do inventário, pois é através dele que ocorrerá a transferência do patrimônio do falecido ao herdeiro, assim, o bem passa oficialmente ao nome do herdeiro e a partir deste momento poderá dispor do bem se desejar.


Salienta-se que, a regularização do bem é de extrema importância, pois se o herdeiro tiver a intenção de vender, o bem deverá estar em seu nome, e isso ocorre após a realização do inventário e pagamento do ITCMD.


Além disso, se o falecido tiver deixado valores em conta, sem a realização do inventário esses valores podem vir a ser bloqueados, impossibilitando o herdeiro de resgatar tais valores, deste modo, é de extrema relevância realizar o procedimento do inventário, para evitar problemas futuros.


 

Se você está com algum problema relacionado com inventário, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Leia também:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page