top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O negócio é permuta com torna ou compra e venda?

Atualizado: 23 de mar.

Uma dúvida comum que pode existir nos negócios imobiliários é se está sendo feito é uma permuta com torna ou uma compra e venda.



1 Permuta com torna ou compra e venda de imóveis?

Tanto a permuta com torna como a compra e venda de imóveis tem dinheiro envolvido, porém, é necessário entender a diferença para saber quando estaremos diante da permuta e quando estaremos diante da compra e venda de imóveis.


O que vai determinar qual é o negócio é o seguinte: se a maior parte for em dinheiros, estamos diante da compra e venda. Se o valor do imóvel é maior que o dinheiro, trata-se da permuta com torna. Isso é o chamado princípio major pars ad minorem trahit.


No mais, não se pode confundir a compra e venda com dação em pagamento, já que, a compra e venda em que envolve um imóvel como pagamento não é caso de dação. A dação em pagamento acontece, quando originalmente havia sido presumida um valor e forma de pagamento, porém, posteriormente, foi pago o devido de outra forma.


Por exemplo, se originalmente no negócia havia sido presumido a ser pago todo o valor em dinheiro, porém, posteriormente, o devedor altera a forma de pagamento desta dívida e dá o próprio imóvel como parte de pagamento.


 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.



Escrito por:

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

टिप्पणियां


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page