Dra. Tatiane Rodrigues

2 de mai de 2023

Inquilino pode ter nome protestado ou negativado?

Atualizado: mar 8

Uma dúvida que corretores, imobiliárias, locadores e os próprios locatários podem ter é: em caso de não pagamento do aluguel e acessórios, o inquilino pode ter o nome protestado ou negativado?

1 Protesto do nome do inquilino

Como contrato de locação é visto pela lei como título executivo, pode o contrato ser protestado em caso de não pagamento do aluguel e acessórios pontualmente.

Portanto, com um dia de atraso pode o nome do inquilino ser levado ao cartório de protesto. Porém, só será protestado o débito referente ao não pagamento do aluguel e acessórios, outros débitos relacionados do contrato de locação podem ser protestados.

2 Negativação do nome do inquilino

Caso não haja o pagamento do aluguel e acessórios no dia estipulado o nome do inquilino pode ser negativado. Um dia já é considerado atraso e pode o nome ser negativado.

Mas atenção, para que seja possível a negativação deve haver cláusula no contrato autorizando que seja feito isso em caso de não pagamento.

Além disso, é necessário observar se existe alguma lei municipal ou estadual que crie regras para a negativação do nome dos devedores.

Vejamos alguns cuidados que você deve ter além da cláusula do contrato:

  • Só negativar se for por falta de pagamento do aluguel e acessórios, outros valores não devem ser negativados, por exemplo, reparos do imóvel.
     

  • Se houver discussão do valor na justiça, só negativa quando houver autorização do juiz.
     


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: