top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

2 coisas que corretores de imóveis devem fazer para se protegerem

Atualizado: 23 de mar.

Uns dos empasses que os corretores de imóveis passam durante a sua vida profissional é o recebimento da comissão de corretagem. O que muitos corretores de imóveis não sabem, são dois documentos que devem ser feitos para se protegerem seus direitos a comissão de corretagem.



Recentemente houve o julgamento de um caso que, um corretor de imóveis estava pleiteando o recebimento da comissão de corretagem de um negócio que foi concluído por outro corretor. No caso, não foi reconhecido o direito do corretor por não haver nenhuma prova da sua atuação no negócio.


Foi apresentado pelo corretor de imóveis apenas conversas no WhatsApp, o que não foi aceita como prova na participação do negócio.


Neste caso, o corretor de imóveis poderia ter protegido o seu direito a receber a comissão de corretagem usando dois documentos:


  • Registro das visitas ao imóvel: o corretor pode fazer um documento para deixar registrado as visitas que realizou no imóvel com potenciais compradores.


  • Registro de proposta: nada de fazer propostas verbais ou pelo WhatsApp. Crie um documento para deixar registrado a negociação.


Com os dois documentos acima, o corretor de imóveis consegue comprovar que não apenas uma pessoa que apresentou o imóvel, mas que teve participação efetiva no negócio.


Deste modo, para o corretor de imóveis ter o direito ao recebimento da comissão no caso de um outro corretor ter finalizado, deve comprovar a sua efetiva participação no negócio.


 

Ressaltamos que recebemos muitas mensagens e e-mails de corretor de imóveis que querem saber se tem direito a receber a comissão. Como podem ver com o texto acima, não é tão simples assim, sendo necessário analisar a negociação de forma aprofundada e verificar as provas existentes. Nestes casos o corretor de imóveis deverá contratar a consulta de um advogado da sua confiança para entender quais são seus direitos.


Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:




Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page