top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

4 cuidados que você deve ter antes de assinar o contrato de compra e venda de imóvel

Atualizado: 7 de mar.


(imagem retirada do site canva)


A compra de um imóvel representa a realização de um sonho, seja porque significa a compra da primeira casa própria ou a compra de um novo imóvel. Porém, se não forem tomados alguns cuidados, o sonho pode se tornar um pesadelo.

Para ajudar no momento da compra listamos alguns cuidados que você deve ter ao assinar o contrato.


1 Analise a matrícula do imóvel

Antes de assinar o contrato é importante que seja feita a análise da matrícula do imóvel, é nele que você descobre se quem está te vendendo o imóvel é realmente dono e se bem pode realmente ser vendido.


2 Analise quem está de vendendo o imóvel

Não importa quem está te vendendo o imóvel, é necessário que seja feito a análise dos documentos. Resumindo, deve ser examinado diversos documentos para identificar se quem está te vendendo o imóvel não tem dívidas que possam te causar problemas futuros.

Se estiver comprando de uma empresa é importante buscar sobre a reputação, se existem ou não muitas reclamações na internet.

3 Leia com atenção as cláusulas

Antes de assinar o contrato leia com atenção todas as cláusulas do contrato, principalmente sobre a desistência da compra e as multas que estão previstas. Fique ciente das suas obrigações e as consequências em caso de descumprimento.


Veja também se o contrato apresenta benefícios para comprador e vendedor e se há para ambas as partes multa para o descumprimento das obrigações.


4 Tenha dinheiro reservado para fazer a escritura

Sendo obrigatória a escritura é importante que seja o quanto antes após assinado o contrato, portanto antes de assinar o contrato saiba quanto vai ter que gastar com escritura e imposto.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page