top of page
  • Dra. Adriane Felix

Como fica a pensão alimentícia quando o pai está afastado pelo INSS

Atualizado: 8 de mar.


Inicialmente cumpre ressaltar que se o genitor estiver afastado pelo INSS, seja por qualquer motivo, o filho não ficará desamparado, haja vista que, é sabido que um funcionário afastado do trabalho fica sob responsabilidade do empregador pelos primeiros 15 dias e a partir do 16º dia o mesmo ficará responsável pelo INSS.


Deste modo, nos primeiros 15 dias a pensão incidirá sobre o salário do funcionário obrigado a pagar a pensão, assim será descontada a pensão sobre o salário líquido do genitor e repassada ao filho.


Caso na determinação da fixação de alimentos esteja estipulado que a pensão será descontada diretamente da folha de pagamentos do genitor, a empresa será obrigada a repassar os valores correspondentes ao filho, através de depósitos feitos nas contas da representante legal da criança, agora, caso não haja essa determinação, o próprio genitor deverá repassar o percentual do que receber a título de salário líquido, e repassar o saldo inerente a pensão a conta estipulada para recebimento da representante legal do filho.


A partir do 16º dia de afastamento a responsabilidade não é mais do empregador do funcionário afastado, e, sim do INSS, deste modo com a pensão alimentícia é da mesma forma, a partir do 16º dia a pensão incidirá sobre o salário-benefício recebido pelo funcionário afastado, ou seja, com base no que o genitor receber de auxílio do INSS será calculado o percentual correspondente a pensão do filho.


Salienta-se que os descontos poderão ocorrer diretamente pelo INSS e repassados para conta estipulada da representante legal da criança, no entanto para que isso ocorra o INSS deverá ser informado da necessidade de proceder com o desconto da pensão alimentícia, e, caso isso não ocorra o próprio genitor deverá repassar o percentual correspondente a pensão do filho diretamente na conta da representante legal do filho.


É importante frisar que, para que o INSS proceder com o desconto da pensão diretamente do benefício é necessário ter uma decisão judicial ou escritura pública que determine o pagamento da pensão alimentícia, e, o passo a passo para proceder com a solicitação é encontrado no site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-pensao-alimenticia.


1. Como solicitar o desconto da pensão diretamente do INSS?

Conforme informado acima, o passo a passo está disponível no site do GOV.com, no entanto para facilitar deixaremos aqui o passo a passo:


1º Passo: Entre no Meu INSS;

2º Passo: Clique no botão “Novo Pedido”;

3º Passo: Digite o nome do serviço/benefício que você quer;

4º Passo: Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

5º Passo: Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.


1.1 Quais os documentos necessários para a solicitação do desconto da pensão junto ao INSS?

a) Documento de identificação com foto e CPF do titular do benefício

b) Documento de identificação com foto e CPF de quem vai receber a pensão alimentícia.

c) Ofício do juiz determinando o desconto ou escritura pública (se for o caso).

d) Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda)

e) Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante legal


1.2 Como consultar se o pedido foi aceito pelo INSS?

a) Entre no “Meu INSS”;

b) Clique no botão “Consultar Pedidos”;

c) Encontre seu processo na lista;

d) Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar''.


1.3 Quanto tempo leva entre a solicitação e a resposta do INSS?

No site do governo consta que o tempo estimado é em média 30 dias corridos, assim, caso tenha dúvidas você pode entrar em contato diretamente no telefone do INSS – assim, ligue 135.


Vale lembrar que o passo a passo descrito do item 1 ao item 1.3 você poderá encontrar também no site: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-pensao-alimenticia

 

Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Leia também:





Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page