top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

De quem é a responsabilidade de retirar o nome do inquilino das contas de consumo no fim da locação?

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Quando um contrato de locação é encerrado, muitas vezes o inquilino devolve as chaves, porém não retira o seu nome das contas de consumo.


Passa um tempo e o inquilino descobre que seu nome está negativado pelas dívidas das contas de consumo do imóvel que devolveu as chaves. Então surge a seguinte dúvida: o proprietário ou imobiliária podem ser responsabilizadas pelas contas de consumo que o inquilino não retirou o nome?

(imagem retirada site Canva)


1 De quem é a responsabilidade de retirar o nome das contas de consumo?

A justiça vem entendendo que a responsabilidade de retirar o nome das contas de consumo é do proóprio inquilino, isso com o fundamento na resolução da Aneel nº 414/2010. Inclusive, se não consta no contrato a previsão que o locador ou imobiliária irão ser responsáveis pela alteração da titularidade no fim do contrato.


Vejamos o que diz a justiça:


- Locação de imóvel residencial - Ação de obrigação de fazer cumulada com indenização por danos morais, ajuizada pela ex locatária contra os locadores e CPFL - Sentença de parcial procedência da ação - Recurso da autora - Negativação do nome da ex locatária decorrente de faturas de consumo de energia elétrica, posteriores à desocupação do imóvel locado - Autora que admitiu em depoimento pessoal que não solicitou junto a CPFL, a alteração da titularidade da conta de consumo de energia elétrica cadastrada na unidade consumidora, após o término do contrato de locação, tampouco solicitou aos locadores para providenciar o cancelamento da titularidade em seu nome, permanecendo inerte - Ausência de juntada nos autos do contrato de locação, demonstrando eventual obrigação dos locadores quanto a alteração da titularidade das faturas - Hipótese em que, terminada a relação jurídica locatícia, incumbia à própria autora/locatária providenciar a alteração cadastral em seu nome, junto à concessionaria prestadora dos serviços, nos termos da Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL - Inexistência de responsabilização dos locadores e CPFL ao pagamento de indenização por dano moral - Sentença mantida, pelos próprios fundamentos (art. 252 do RITJSP) - RECURSO DESPROVIDO. Majorados honorários advocatícios (art. 85, § 11, do CPC), observando-se o disposto no art. 98, § 3º, do CPC. (TJSP Apelação nº 10006071220188260698)

Portanto, em regra, a responsabilidade em retirar o nome das contas de consumo é do próprio inquilino.


2 Cabe pedido de danos morais se o nome do inquilino for negativado por não pagamento de constas de consumo após a entrega das chaves?


Como o entendimento é que é responsabilidade do inquilino em retirar o seu nome das contas de consumo no fim do contrato de locação, caso seu nome seja negativado por conta de não pagamento das contas após a entrega das chaves, não caberá qualquer responsabilidade do locador ou da imobiliária.


Portanto, não tem como responsabilizar o locador ou imobiliária pela negativação, tendo em vista que é responsabilidade do inquilino fazer a retirada do nome das contas de consumo, salvo se constar expresso no contrato de locação que o locador ou a imobiliária serão os responsáveis em fazer tal retirada.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page