Dra. Tatiane Rodrigues

25 de ago de 2021

Uma dica para que vai comprar de imóvel na planta

Atualizado: mar 7

(imagem retirada do site canva)

O sonho da casa própria é um desejo que muitas pessoas realizam por meio da compra de um imóvel na planta, já que assim conseguem achar valor e formas de pagamento que cabem dentro da realidade financeira.

Para que dê tudo certo com a compra do apartamento na planta é necessário adotar alguns cuidados, sendo que alguns devem ser adotados antes da assinatura do contrato e outros depois da assinatura.

Hoje vamos tratar de uma conduta que os adquirentes devem ter depois da assinatura do contrato de promessa ou compromisso de compra e venda.

1. Contrato de promessa ou compromisso de compra e venda assinado

Como estamos falando de apartamento na planta, estamos diante de um imóvel futuro. Assim, o contrato de promessa de compromisso de compra e venda garante que após a conclusão da construção a construtora irá vender a unidade para o adquirente, pelo preço ali pactuado.

Já que estamos falando de um contrato que é assinado só pelas partes (comprador e vendedor), só existe uma maneira para que outras pessoas saibam que existe o contrato, que é com o registro ou averbação do contrato na matrícula do empreendimento.

Ou seja, com o registro do contrato na matrícula do empreendimento qualquer pessoa que olhar a matrícula irá saber que o apartamento específico já foi vendido.

A nossa dica é justamente essa, para que, depois de assinado o contrato você procure o registro de imóveis para fazer o registro ou averbação do contrato. Isso é para tornar público o fato de você ter adquirido uma unidade específica e evitar que outras pessoas comprem a mesma unidade que a sua.

Não deveria ocorrer, porém, algumas construtoras estão vendendo em duplicidade o mesmo apartamento. Assim, o registro ou averbação do contrato é justamente para tentar evitar passar por esse tipo de situação.

2. O que preciso para registrar ou averbar o contrato?

Em regra, basta apenas o contrato, porém em algumas situações podem ser exigidos outros documentos. Em relação ao contrato, deve ser observado o seguinte:

  • O contrato deve estar com firma reconhecida de todas as assinaturas, isso inclui as assinaturas das testemunhas.

  • Se houver o pagamento de comissão, no contrato deve constar de forma expressa quem irá receber a comissão e como será o pagamento.

  • Se o imóvel estiver foi dado em hipoteca para algum banco, deve constar isso expresso no contrato. Caso tenha algum outro tipo de ônus que recai sobre o imóvel, deve constar no contrato também.

  • Deve constar expresso o número do registro da incorporação imobiliária.

  • Deve estar expresso o preço total a ser pago. Bem como a forma de pagamento do preço, com indicação clara dos valores e vencimentos das parcelas.

  • O valor da parcela do preço a ser tratada como entrada, a sua forma de pagamento, com destaque para o valor pago à vista, e os seus percentuais sobre o valor total do contrato.

  • Deve conter os índices de correção monetária aplicáveis ao contrato.

  • As consequências do desfazimento do contrato.

  • As taxas de juros eventualmente aplicadas, se mensais ou anuais, se nominais ou efetivas, o seu período de incidência e o sistema de amortização.

  • A possibilidade do exercício do direito de arrependimento.

Ressaltamos que, de acordo com o caso concreto devem ser observados outros itens, a lista acima é apenas dos itens básicos.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: