top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Como vender um imóvel antes de finalizar o inventário?

Atualizado: 7 de mar.


(imagem retirada do site canva)


O inventário é um procedimento burocrático que as pessoas devem fazer após o falecimento de um parente. Em algumas situações as pessoas não podem esperar o fim do inventário para realizar a venda do imóvel.


Pensando nessas situações vamos apresentar algumas formas de vender o imóvel antes de finalizar o inventário.


1 Um detalhe importante sobre a herança

Antes de apresentarmos as formas de realizar a venda de um imóvel antes da finalização do inventário é necessário que seja compreendida como funciona a herança.


A herança tem natureza indivisível, ou seja, tudo que o falecido deixa é considerado uma única coisa. Por exemplo, se foi deixado quatro imóveis, enquanto não é feito o inventário dos quatros imóveis é considerado uma única coisa.


2 Meios para vender os imóveis antes do inventário

2.1 Alvará judicial

Trata-se de uma maneira de vender um imóvel individualmente antes da finalização do inventário, desde que tenha algum motivo para esse pedido. Após serem ouvidos os interessados, o juiz concede a autorização para a venda do imóvel.


Um exemplo de motivo para a venda de um bem é a falta de dinheiro para fazer o inventário, assim o dinheiro da venda do imóvel será utilizado para o inventário.


2.2 Cessão de direitos hereditários

Com este contrato o direito sobre a herança é transferido para um terceiro, mas atenção sobre alguns pontos importantes sobre esse contrato:


  • Deve ser feito por meio de escritura pública.

  • Não pode tratar sobre um imóvel específico.


2.3 Promessa de compra e venda

Trata-se de um contrato preliminar que depois de ser feito o inventário deve ser concluído com a escritura de compra e venda. No momento da confecção do contrato é preciso observar algumas coisas, como por exemplo, participação de todos os herdeiros ou anuência.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta


Escrito por:




Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page