O que fazer quando o companheiro ou companheira não quer reconhecer a união estável?
Atualizado: 8 de mar. de 2024
Para ter a união estável formalizada, é necessário adotar algumas medidas. E quando o companheiro ou companheira não concorda em formalizar e reconhecer a união estável, o que pode ser feito?
1 Como formalizar a união estável?
Existem duas formas para o casal reconhecer e formalizar a união estável:
No cartório por meio de declaração de união estável.
De forma particular, através de contrato com duas testemunhas. Além disso, é importante o reconhecimento de firma e reconhecimento no cartório de títulos e documentos.
Nas duas opções acima não tem como apenas um dos dois assinar o documento, é necessário que ambos assinem e estejam de acordo com a formalização da união.
1.1 E quando o companheiro ou companheiro não quer reconhecer a união?
Caso a união se encerre, poderá aquele se sentir prejudicado procurar a justiça para entrar com processo para que seja reconhecida a união estável, a sua dissolução e bem como a partilha de bens, se for o caso.
Se ocorrer o falecimento, poderá o companheiro ou companheiro sobrevivente entrar com a ação de reconhecimento de união estável após a morte (post mortem) ou o reconhecimento ser feito no próprio inventário, caso os herdeiros sejam maiores de idade e façam o reconhecimento da união.
Bem como a pessoa interessada ainda durante a união poderá entrar com ação para o reconhecimento da união estável.
Se você está com algum problema relacionado com deixar união estável, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Comments