top of page
  • Dra. Adriane Felix

Posso fazer divórcio sem partilha de bens?

Atualizado: 14 de mai.

Em alguns casos o ex casal está de acordo com o divórcio, só não chegaram em um acordo sobre a partilha de bens. Será que a discordância sobre a partilha dos bens é motivo para fazer o divórcio litigioso? A resposta é não.

(imagem retirado do site Canva)


1 É possível fazer o divórcio sem a partilha de bens?

Não é obrigatório que ao fazer o divórcio o ex casal também já faça a partilha de bens. Portanto, é plenamentoepossível só fazer o divórcio, sem incluir a partilha de bens.


Isso é possível porque a nossa lei permite, vejamos o que diz o Código Civil:


Art. 1.581. O divórcio pode ser concedido sem que haja prévia partilha de bens.

Isso do divórcio sem a partilha vale tanto para divórcio extrajudicial (feito no cartório) ou o divórcio judicial.



2 Como fica os bens enquanto não é feita a partilha?

Os bens que são do ex-casal, excluindo os que são particulares de cada um, continuam sendo dos dois. Assim temos que uma comunhão em relação aos bens.


Assim, os dois continuam responsáveis e tendo direitos sobre os bens, logo são responsáveis pelos ônus e bônus sobre os bens. Por exemplo, não adianta que o ex ficou morando no apartamento se vier a cobrança do condomínio que não foi pago, por lei, como não houve a partilha, ambos respondem pela dívida.



3 Como fazer a partilha após o divórcio?

Se o divórcio foi feito sem a partilha de bens, basta assim que tiver interesse entrar com a ação para fazer a partilha, ou se houver consenso, fazer a partilha no cartório.