top of page
  • Dra. Adriane Felix

É possível fazer divórcio extrajudicial por procuração?

Atualizado: 8 de mar.


1 O que é divórcio extrajudicial?

O divórcio extrajudicial é feito no cartório, por meio de uma escritura pública. Para isso é necessário que o ex-casal esteja de acordo com o divórcio, se houver litígio deve o divórcio ser feito judicialmente.


A lei também cita outros requisitos para o divórcio extrajudicial, que são: a não existência de filhos menores de 18 anos e que a mulher não esteja grávida.


Porém a tendência é que cada vez mais seja aceito o divórcio extrajudicial mesmo o ex-casal tendo filhos menores de 18 anos ou que a mulher esteja grávida. Isso porque algumas corregedorias de alguns estados estão permitindo que seja feito o divórcio extrajudicial nestas condições e por em agosto ter sido instrumentalizado um enunciado que permite isso.


2 É possível fazer o divórcio extrajudicial por procuração?

Mesmo o ex-casal estando de acordo com o divórcio, pode ser que um não queira mais olhar para a cara do outro ou simplesmente não possa comparecer na assinatura do divórcio no cartório, neste caso, é possível o divórcio extrajudicial ser feito por procuração.


Ou seja, é possível que uma outra pessoa assine o divórcio no lugar de quem está se divorciando.


Para o divórcio extrajudicial a procuração deve ser pública (feita no cartório), deve conter os poderes especiais e expressos específicos para o divórcio e ter a validade de 30 dias.


2.1 Como fazer uma procuração para divórcio?

Para fazer a procuração para divórcio o interessado deverá ir ao cartório de notas de qualquer cidade com os seguintes documentos e informações:


  • RG e CPF original.

  • Certidão de casamento atualizada (emitida em até 90 dias).

  • Cópia do RG e CPF do procurador.

  • Informar o estado civil, profissão e endereço do procurador.

  • Informar o ato que será feito e os poderes.


2.2 Quem pode ser procurador no divórcio?

Qualquer pessoa pode representar o ex-casal na assinatura do divórcio extrajudicial, basta apresentar a procuração pública para isso.


Uma ressalva que fazemos é em relação ao advogado. Antes não era permitido o advogado acumular a função de assistente das partes e de procurador do ex-casal, porém, agora isso é permitido, conforme resolução nº 179 do CNJ.


2.3 Quanto custa uma procuração para divórcio extrajudicial?

Todos os atos do cartório têm um preço tabelado, ou seja, não pode ser cobrado o valor que o cartório quiser. Então, para saber o valor do custo da procuração, deve consultar a tabela de valores do cartório.


Por exemplo, na cidade de São Paulo em 2022 uma procuração para divórcio extrajudicial custa R$ 273,08 se tiver valor econômico ou o valor de R$ 136,56, se não tiver valor econômico.


 

Se você está com algum problema relacionado com divórcio extrajudicial, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:





Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page