Dra. Adriane Felix

24 de mar de 2023

O que fazer quando a pensão alimentícia está atrasada?

Atualizado: mar 8

Quando a pensão alimentícia está atrasada surge a dúvida do que fazer. Pensando nisso, vamos tratar no texto o que fazer no atraso de atraso no pagamento da pensão alimentícia.

1. Pensão atrasada posso ir à delegacia?

Para cobrar a pensão não adianta ir à delegacia. Apesar do não pagamento da pensão alimentícia ser caso de prisão, não é indo na delegacia que acontece o trâmite de cobrança da pensão atrasada.

A cobrança deve ser feita na justiça e para isso deve ser procurado um advogado ou a defensoria pública.

1.1 E se eu quiser fazer um boletim de ocorrência por abandono material?

Se você tem a intenção de fazer um boletim de ocorrência pelo crime de abandono material pelo não pagamento da pensão alimentícia pode procurar a delegacia.

Então, ir à delegacia não é para cobrar a pensão ou a prisão pelo não pagamento da pensão, mas para fazer boletim de ocorrência pelo crime de abandono material.

O não pagamento da pensão alimentícia pode ser considerado crime de abandono quando preenche alguns requisitos, como o não pagamento ocorre de forma reiterada e que não haja um justo motivo para o não pagamento.

2. Temos um acordo só de boca, posso cobrar na justiça o não pagamento?

Se existe apenas um acordo entre os pais e que não foi levado para a justiça, não tem como entrar com processo cobrando o não pagamento da pensão alimentícia.

Neste caso, é necessário entrar com uma ação de alimentos para que passe existir uma decisão da justiça em que foi estipulado o pagamento da pensão.

3. Existe uma decisão na justiça, o que fazer se a pensão alimentícia não foi paga?

Antes de qualquer coisa, se é a primeira vez que isso aconteceu ou os atrasos não são corriqueiros, o interessante é tentar entrar em contato e conversar sobre o não pagamento da pensão, isso se existir a hipótese de algum diálogo entre os pais.

Se não conseguem ter um diálogo saudável, cobrar o pagamento da pensão com uma conversa pode não ser uma boa ideia. É o caso de analisar cada situação, o que é viável ou não.

De qualquer forma, com o não pagamento da pensão é possível entrar com a ação de execução de alimentos, que pode seguir o rito da prisão ou da penhora.

Portanto, em caso de não pagamento da pensão alimentícia para a cobrança na justiça o primeiro passo é procurar um advogado ou defensor público.

3.1 Com quantos dias de atraso posso cobrar a pensão alimentícia?

Um dia de atraso já autoriza a cobrança da pensão alimentícia na justiça, inclusive a execução pelo rito da prisão.


Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia atrasada, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.

Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que ou também no meu perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: