Dra. Tatiane Rodrigues

20 de dez de 2022

O que é crédito associativo?

Atualizado: mar 8

Quem está pensando em comprar imóvel na planta ou então está buscando mais informações para saber mais já deve ter ouvido falar sobre o crédito associativo.

O crédito associativo é uma modalidade de financiamento que é contratada durante a construção do apartamento. Esta modalidade de financiamento é utilizada quando a empresa responsável pelo empreendimento não tem dinheiro para bancar a construção.

Para que a construção do empreendimento seja possível é feito este financiamento e o banco repassa os valores de acordo com a evolução da obra. Portanto, o banco não dá o dinheiro à vista para que a empresa faça o empreendimento, o valor é repassado de forma parcelada.

Esta modalidade de financiamento só é oferecida pela Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, ou seja, só está disponível para os bancos públicos. Também só pode ser usado o financiamento por crédito associativo para empreendimentos residenciais.

O contrato de financiamento só é assinado quando atinge um número mínimo de compradores. Assim que é atingido todos os compradores que tiveram seus créditos aprovados são chamados para assinar o contrato de financiamento.

Enquanto o empreendimento está em construção, os valores que são pagos não amortizam a dívida. É só após a conclusão da construção que se paga efetivamente os valores referente ao financiamento contratado.

Por fim, é nesta modalidade de financiamento que tem a cobrança da taxa de evolução de obras ou também conhecido como juros de obra.


Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix

* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.

Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse: