top of page
  • Dra. Adriane Felix

Como solicitar extrato bancário para inventário?

Atualizado: 8 de mar.

No momento do inventário uma questão muito comum é os herdeiros não saberem quanto tem de saldo na conta do falecido e fato de ser necessário do extrato bancário para fazer o inventário.


Vamos falar sobre como deve ser solicitado o extrato bancário para fazer o inventário e iremos abordar quem pode solicitar o extrato.



1 Quem pode pedir extrato bancário do falecido?

Temos a questão que as instituições financeiras devem zelar pelo sigilo bancário, então o comum é que os bancos se negam a entregar o extrato bancário do falecido para qualquer herdeiro que apareça na instituição solicitando o extrato.


Eles entregam os extratos bancários somente para o inventariante.


1.1 O que é inventariante?

Inventariante é a pessoa que fica responsável por fazer o levantamento dos bens do falecido, é quem administra todos os bens que foram deixados e é quem deve cumprir as obrigações que foram deixadas. Logo, o inventariante é quem representa os demais herdeiros até que seja concluído o inventário.


2 Como solicitar extrato bancário para inventário?

Como falamos anteriormente, quem poderá solicitar o extrato bancário será o inventariante.


Se o inventário está sendo feito judicialmente, o juiz fornecerá um documento em que nomeia o inventariante e, assim, terá autorização para solicitar o extrato bancário.


Se estiver sendo o inventário extrajudicial, o cartório pode dar uma certidão informando quem é o inventariante e que poderá solicitar os extratos. Caso ainda não tenha dado início ao inventário extrajudicial, poderá pedir para que seja feita uma escritura pública de inventariante provisório.


Portanto, seja o inventário judicial ou extrajudicial, existindo prova de que foi nomeado como inventariante, pode ir à agência solicitar o extrato.


3 Existe alguma forma de solicitar as informações bancárias do falecido pela internet?

Muitas pessoas não sabem desta opção, mas tem como pedir informações bancárias pela internet, isso pode ser feito no site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/docpf.


Então basta acessar o site e enviar os documentos solicitados para fazer a consulta. Caso não seja possível, terá que ser solicitado na agência pessoalmente.


 

Se você está com algum problema relacionado com inventário, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:


1件のコメント


ゲスト
2023年5月15日

Olá. Agradeço pelo esclarecimento feito no texto. Gostaria de saber onde é possível encontrar um trecho de lei ou resolução que sustente a conclusão de que cabe ao inventariante solicitar os extratos e que o banco não poderá alegar quebra de sigilo bancário para nega-los. Seria possível me indicar? Obrigado.

いいね!
Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page