top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

É obrigatório contrato de locação residencial ter o prazo de 30 meses?

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Muitos locadores, imobiliárias, corretores e até mesmo inquilinos têm a seguinte dúvida: é obrigatório o prazo do contrato ser de 30 meses?


Será mesmo que é obrigatório? É o que veremos a seguir.

(imagem retirado do site canva)


1 É obrigatório contrato de locação residencial ter o prazo de 30 meses?


Vejamos o que a lei do inquilinato (Lei 8.245/91) diz sobre o prazo do contrato de locação residencial:


Art. 47. Quando ajustada verbalmente ou por escrito e como prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locação prorroga - se automaticamente, por prazo indeterminado, somente podendo ser retomado o imóvel:

Algumas pessoas ao lerem o artigo 47 da lei do inquilinato interpretam como se fosse obrigatório o contrato de locação ter o prazo de 30 meses. A verdade é que o contrato de locação pode ter o prazo que as partes quiserem, ou seja, pode ser, por exemplo, de 12 meses, 24 meses, 36 meses ou qualquer outro, isso porque o artigo 3º da lei do inquilinato deixa claro que é livre a questão do prazo, vejamos:


Art. 3º O contrato de locação pode ser ajustado por qualquer prazo, dependendo de vênia conjugal, se igual ou superior a dez anos. (grifo nosso).

O que o artigo 47 da lei do inquilinato diz sobre o prazo de contrato de locação residencial, é a consequência ao final do prazo previsto no contrato, que irá depender se o contrato tem prazo menor ou de 30 meses. Vejamos, um quadro comparativo sobre as consequências:


Prazo menor de 30 meses

Prazo igual ou maior de 30 meses

Ao final do prazo, o contrato é prorrogado automaticamente por prazo indeterminado e só poderá o locador solicitar a desocupação do imóvel nas seguintes situações:


a) em decorrência da extinção do contrato de trabalho, se a ocupação do imóvel pelo locatário relacionada com o seu emprego.

b) se for pedido para uso próprio.

c) se for pedido para demolição e edificação licenciada ou para a realização de obras aprovadas pelo Poder Público, que aumentem a área construída, em, no mínimo, vinte por cento ou, se o imóvel for destinado a exploração de hotel ou pensão, em cinqüenta por cento.

d) se a vigência ininterrupta da locação ultrapassar cinco anos.

e) por mútuo acordo.

g) em decorrência da prática de infração legal ou contratual.

h) em decorrência da falta de pagamento do aluguel e demais encargos.

i) para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti - las.

Se o contrato for prorrogado por prazo indeterminado, pode o locador pedir a devolução do imóvel a qualquer tempo, sem precisar apresentar qualquer motivo para o pedido de desocupação do imóvel.

É por conta da questão do locador poder pedir o imóvel a qualquer tempo que é costume e até mesmo recomendado que o contrato de locação seja feito pelo prazo de no mínimo de 30 meses.


E se o inquilino quiser um prazo de contrato menor, o que fazer? Novamente ressaltamos que é importante que o contrato de locação seja de 30 meses e, caso o inquilino queira um prazo menor, o que pode ser feito e dar uma isenção da multa pela devolução antecipada após algum período.


Por exemplo, se o inquilino quer um contrato com prazo de 24 meses o que pode ser feito é, o contrato com prazo de 30 meses e a isenção da multa por desocupação antecipada do imóvel após 24 meses de contrato.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page