top of page
  • Dra. Adriane Felix

O que acontece com a pensão alimentícia quando o pai morre?

Atualizado: 31 de ago. de 2023

Quando nos deparamos com a situação da morte do pai, surge a dúvida de como fica a pensão alimentícia. Então trataremos a seguir como fica a pensão alimentícia no caso.

(imagem retirada do site Canva)


1 O pai morreu e estava pensão alimentícia. Como fica esses valores não pagos?

No caso do pai falecer e deixar débitos em aberto, o filho tem direito de receber os débitos que estão abertos do acervo de bens, direitos e deveres do falecido, chamado de espólio.


Portanto, se o pai faleceu e deixou algum ou direitos que permitam o pagamento do débito da pensão, deve haver o pagamento. Agora se o pai não deixou nada de bens ou direitos que podem ser usados para o pagamento do débito, a dívida é extinta.


Ressalta-se, considera apenas com o débito o valor devido em vida. Em regra, a partir da data do óbito não é mais devida a pensão alimentícia, porém, existe o entendimento de que, sendo herdeiro, o pagamento da pensão alimentícia é devido enquanto não for encerrado o inventário.



2 Como fica o pagamento após o falecimento do genitor?

A partir do falecimento, não se fala mais na existência da obrigação de pagar pensão alimentícia, ela deixa de existir. O que apenas cabe, a discussão e cobrança do espólio dos débitos em abertos ainda em vida.


Neste caso, não se transmite a obrigação de pagar a pensão alimentícia para terceiros, já que o pagamento de pensão é uma obrigação personalíssima.


Uma alternativa, pode ser solicitar o pagamento da pensão alimentícia por outros familiares, por exemplo, os avós. Assim, será necessário entrar com uma ação para que o juiz defira tal pedido e passe a existir a obrigação de pagar pensão alimentícia pelo outro familiar.


 

Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.


Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page