top of page
  • Dra. Adriane Felix

Idoso tem direito a pensão alimentícia?

Atualizado: 8 de mar.

Muito se fala da obrigação dos pais terem que pagar pensão alimentícia para os filhos, mas e o contrário, será que os pais idosos têm direito a pensão alimentícia?



1 Idoso tem direito a pensão alimentícia?

A terceira idade é um momento da vida que as pessoas costumam ter a redução da capacidade motora e psíquica, não tendo mais condições de prover seu próprio sustento.


Portanto, se o idoso não tem condições de arcar com as despesas básicas e está em uma situação de vulnerabilidade, tem sim o direito a pensão alimentícia.


Assim, o idoso que precisa de pensão alimentícia pode cobrar o pagamento dos seus filhos ou netos.


Vejamos que, o direito do idoso em receber a pensão alimentícia é retirado do art. 230 da Constituição Federal, que afirma que também é dever da família amparar a pessoa idosa:


Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.

Além da Constituição Federal, temos o art. 1.694 do Código Civil, que estabelece que parentes podem pedir pensão alimentícia uns para os outros:


Art. 1.694. Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação.

2 A partir de que idade é considerado idoso?

Conforme o disposto no art. 1ª da Lei 10.741/2003 (estatuto do idoso), pessoa idosa é aquela com idade igual ou superior a 60 anos:

Art. 1º É instituído o Estatuto da Pessoa Idosa, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

3 Apenas um dos filhos pode ser escolhido para pagar a pensão alimentícia?

Sim, o idoso pode escolher apenas um dos filhos para fazer o pagamento da pensão alimentícia, isso está expresso no art. 12 do estatuto do idoso:


Art. 12. A obrigação alimentar é solidária, podendo a pessoa idosa optar entre os prestadores.

3.1 Se apenas um dos filhos pagar a pensão alimentícia, pode cobrar dos irmãos?


Se apenas um dos filhos for escolhido para pagar a pensão alimentícia, poderá este filho cobrar dos outros filhos o pagamento da parte deles, tendo em vista que, a responsabilidade é de todos os filhos.


4 O que o idoso tem que fazer para solicitar a pensão alimentícia aos filhos?

O idoso que pretende cobrar pensão alimentícia dos filhos, deve contratar um advogado ou procurar a defensoria pública da sua cidade para entrar com o processo de pensão alimentícia contra os filhos.


O juiz que cuidar do processo da pensão alimentícia irá analisar a necessidade e avaliar qual o valor da pensão alimentícia é adequado para o caso, levando em conta as necessidades do idoso e a capacidade de pagamento dos filhos.


 

Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia para idoso, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato com nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page