top of page
  • Dra. Adriane Felix

Preciso continuar a pagar pensão alimentícia se meu filho vier morar comigo?

Atualizado: 8 de mar.

A criança pode estar morando com um dos pais a muito tempo, seja por acordo que foi homologado pelo juiz ou por decisão judicial que impôs isso, sendo que o outro que não mora com o filho paga pensão alimentícia. Porém, pode acontecer da criança passar a morar com quem paga a pensão alimentícia.


Então, com esta mudança de casa da criança surge a dúvida: é preciso continuar a pagar a pensão alimentícia?



Na situação em que a criança passa a morar com quem paga a pensão alimentícia, este pagamento passa a ser desproporcional. Porém, se houve a alteração da moradia da criança sem que fosse informado o juiz, a pensão não pode ser interrompida automaticamente.


Você agora deve estar se perguntando: como assim?! Não é porque a criança passou a morar com você que a pensão é automaticamente suspensa.


O pagamento da pensão alimentícia não pode ser alterado ou suspenso sem uma decisão da justiça. Veja, por exemplo, quando o filho já tem mais de 24 anos e já terminou a faculdade, não pode o pai deixar de pagar a pensão automaticamente, deve entrar com o pedido de exoneração da pensão e só depois da autorização do juiz é que poderá suspender o pagamento.


Então, nesta situação em que a criança passou a morar com quem paga pensão, não pode ser suspenso o pagamento da pensão alimentícia de forma automática. O correto é entrar com a ação de exoneração de alimentos, para pedir ao juiz a suspensão do pagamento da pensão alimentícia, com a justificativa que houve a alteração da residência no menor.


 

Se você está com algum problema relacionado com pagamento pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp ou também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:

1 Comment


Guest
Oct 06, 2023

Boa tarde me chamo Leandro, tenho uma filha de 8 anos onde a guarda é da mãe, defina pensão e residência por parte do juíz, havia uma rotina onde a minha filha passava o dia todo em casa e a noite ia pra casa da mãe mesmo pagando a pensão arco com as despesas da minha filha durante uns dois anos nessa rotina, nesse ano de 2023 minha filha passou a residir comigo e passar os finais de semana com a mãe ! Ainda assim continuo pagando pensão e arcando com todas as despesas da minha filha em casa, alimentos, roupas, remédios, reunioes escolares, consultas médicas e etc a mãe porém nunca foi em uma reunião escolar e pouco se…

Like
Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page