O que acontece se um dos herdeiros não quiser assinar o inventário?
Atualizado: 5 de mar. de 2024
O falecimento de um parente é um momento muito difícil e delicado. Apesar de ser um momento de delicado, os herdeiros têm o prazo de 60 (sessenta) dias para fazer o inventário, então em meio ao momento de luto tem que resolver as questões burocráticas da morte.
Quando todos os herdeiros estão de acordo em fazer o inventário, é algo mais fácil e simples. O que acontece se um dos herdeiros não quiser assinar o inventário?

1 Como será o inventário se um dos herdeiros não quer assinar o inventário?
Não é porque um dos herdeiros não concorde e nem queira assinar o inventário que você não consiga fazer o inventário. A diferença é que, será um inventário litigioso, já que não estão todos os herdeiros em acordo.
Como não há acordo, não poderá ser o inventário feito no cartório, deverá ser feito o inventário judicial. Neste caso, o herdeiro que não concorda com o inventário será convidado pelo juiz para se manifestar sobre o inventário. Após todo o trâmite, o juiz dará uma decisão ao final, definindo o fim do inventário, com a correspondente partilha dos bens deixados no falecido.
Como é um procedido que não tem um acordo, este inventário pode levar anos para ser finalizado. Quanto maior for o litigioso, mas tempo poderá demorar para o encerramento do inventário.
Se você está com algum problema relacionado com herança, inventário ou outros assuntos relacionados, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Comments