top of page
  • Dra. Adriane Felix

O que acontece se um dos herdeiros não quiser assinar o inventário?

Atualizado: 5 de mar.

O falecimento de um parente é um momento muito difícil e delicado. Apesar de ser um momento de delicado, os herdeiros têm o prazo de 60 (sessenta) dias para fazer o inventário, então em meio ao momento de luto tem que resolver as questões burocráticas da morte.


Quando todos os herdeiros estão de acordo em fazer o inventário, é algo mais fácil e simples. O que acontece se um dos herdeiros não quiser assinar o inventário?



1 Como será o inventário se um dos herdeiros não quer assinar o inventário?


Não é porque um dos herdeiros não concorde e nem queira assinar o inventário que você não consiga fazer o inventário. A diferença é que, será um inventário litigioso, já que não estão todos os herdeiros em acordo.


Como não há acordo, não poderá ser o inventário feito no cartório, deverá ser feito o inventário judicial. Neste caso, o herdeiro que não concorda com o inventário será convidado pelo juiz para se manifestar sobre o inventário. Após todo o trâmite, o juiz dará uma decisão ao final, definindo o fim do inventário, com a correspondente partilha dos bens deixados no falecido.


Como é um procedido que não tem um acordo, este inventário pode levar anos para ser finalizado. Quanto maior for o litigioso, mas tempo poderá demorar para o encerramento do inventário.



 

Se você está com algum problema relacionado com herança, inventário ou outros assuntos relacionados, é importante que você contrate um advogado especializado de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.


Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix. 




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:




Outros textos que podem ser do seu interesse:




Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page