- Dra. Adriane Felix
A mãe do meu filho se casou novamente. Posso parar de pagar a pensão alimentícia para meu filho?
Atualizado: 5 de mar.
Uma pergunta muito recorrente que recebemos é a seguinte: a mãe do meu filho se casou novamente. Posso parar de pagar a pensão alimentícia?
O dever de pagar a pensão alimentícia existe por conta do vínculo de pai e filho existente, sendo que é dever do pai garantir a subsistência do filho.
No momento de determinar o pagamento e qual o valor da pensão alimentícia, o juiz leva em conta a necessidade da criança e a possibilidade do pai em pagar a pensão.
Em momento algum, ao analisar a pensão alimentícia, o juiz leva em conta o estado civil da mãe, isso é totalmente irrelevante.
Portanto, se a mãe se casar novamente, o pai deve continuar a pagar a pensão alimentícia normalmente. Se deixar de pagar, a mãe poderá entrar com a ação para cobrar os valores não pagos.
Vejamos que, aqui não estamos falando sobre a situação do filho se casar. Estamos apenas tratando sobre a situação da mãe se casar ou viver em uma nova união estável.
Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especialista de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
Quem paga as custas processuais na ação de alimentos do menor de idade?
O que acontece com a pensão alimentícia quando o pai morre?Tenho que pagar pensão alimentícia para meu enteado?
Quando o filho mora com os avós quem paga pensão alimentícia?
Com que idade a criança pode escolher se quer morar com o pai ou com a mãe?
Com quantos dias de atraso posso cobrar o pagamento da pensão alimentícia?
Preciso continuar a pagar pensão alimentícia se meu filho vier morar comigo?
Se meu filho começar a trabalhar como jovem aprendiz ou estagiário, posso parar de pagar pensão?
Comments