- Dra. Adriane Felix
Quem é emancipado perde a pensão alimentícia?
Atualizado: 5 de mar.
No tocante a pensão alimentícia, é muito comum que quem paga e quem recebe tenham dúvidas sobre a questão do pagamento da pensão alimentícia. Neste texto vamos tratar sobre o seguinte assunto: quem é emancipado perde o direito a pensão alimentícia?
1 O que é emancipado?
Emancipado é o adolescentes que antes de completar 18 anos conseguiu adquirir sua independência, sendo responsável por seus atos cíveis.
Vamos lembrar que, o Código Civil estabelece que é partir dos 18 anos que o sujeito é responsável por seus atos cíveis, portanto, a emancipação é antecipar essa responsabilidade antes dos 18 anos.
A emancipação exige o preenchimento de alguns requisitos, sendo que, o principal deles é a questão que só pode haver a emancipação do adolescente que tem a partir 16 anos, não sendo possível para menores de 16 anos.
Não vamos tratar aqui quais são os demais requisitos, tipos de emancipação e nem os procedimentos, isso deve ser analisado em um texto próprio sobre o assunto.
2 Quem é emancipado perde a pensão alimentícia?
A emancipação do adolescente não encerra automaticamente a obrigação do(a) genitor(a) de ter que pagar a pensão alimentícia, logo, quem é emancipado não perde automaticamente o direito a pensão alimentícia.
É necessário uma análise individual de cada caso, para que seja verificada a necessidade da continuidade do pagamento da pensão alimentícia e a capacidade de quem paga. Logo, há casos que com a emancipação haverá o encerramento da obrigação do pagamento da pensão alimentícia e já em outros, o emancipado continuará recebendo o pagamento da pensão alimentícia.
Essa análise da necessidade ou não, é realizada por meio da ação de exoneração de alimentos. É neste processo que o juiz irá analisar o caso e verificar se é caso de continuidade ou encerramento do pagamento da pensão alimentícia.
Em hipótese alguma o pagamento da pensão alimentícia pode ser encerrado sem uma autorização judicial. Somente quando o juiz der a autorização é que pode deixar de pagar a pensão.
Se você está com algum problema relacionado com pensão alimentícia, é importante que você contrate um advogado especialista de sua confiança para auxiliá-lo da melhor forma possível, para que seus direitos sejam respeitados e que se possa evitar maiores prejuízos.
Você pode entrar em contato nosso escritório por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp também no perfil do instagram do escritório @rodriguesefelix.
* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seu interesse:
O que acontece com a pensão alimentícia quando o pai morre?Tenho que pagar pensão alimentícia para meu enteado?
Quando o filho mora com os avós quem paga pensão alimentícia?
Com que idade a criança pode escolher se quer morar com o pai ou com a mãe?
Com quantos dias de atraso posso cobrar o pagamento da pensão alimentícia?
Preciso continuar a pagar pensão alimentícia se meu filho vier morar comigo?
Se meu filho começar a trabalhar como jovem aprendiz ou estagiário, posso parar de pagar pensão?
コメント