top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Quando o proprietário pode visitar o imóvel alugado?

Atualizado: 23 de mar.

Nos contratos de locação temos a questão das visitas do proprietário ao imóvel e começa o grande dilema se o inquilino é obrigado a deixar o proprietário visitar o imóvel locado.


Além da questão se deve permitir ou não, fica aquela discussão de pode ser visitas em horários que quiser, se pode chegar de surpresa e até mesmo se pode fazer tais visitas sem a presença do inquilino.


(imagem retirada do site canva)


1 Quando o proprietário pode visitar o imóvel alugado?


O locador pode visitar o imóvel locado a qualquer tempo, desde que sejam visitas previamente agendadas.


Inclusive, é obrigação do locatário permitir que o proprietário do imóvel possa visitar o imóvel locado. Vejamos o que diz a lei do inquilinato:


Art. 23. O locatário é obrigado a:
[..]
IX - permitir a vistoria do imóvel pelo locador ou por seu mandatário, mediante combinação prévia de dia e hora, bem como admitir que seja o mesmo visitado e examinado por terceiros, na hipótese prevista no art. 27;

Observemos que, mesmo que no contrato de locação não exista cláusula tratando sobre o assunto, tal obrigação está prevista em lei.

Logo, o inquilino não pode negar a permitir visitas previamente agendadas. O que não pode, é o locador querer visitar o imóvel sem prévio agendamento.


 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.



Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:

Comentarios


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page