top of page
  • Dra. Adriane Felix

Vou ter que pagar imposto no meu divórcio?

Algumas pessoas têm dúvida quanto se haverá imposto a ser pago no divórcio, o que vai determinar se haverá imposto a ser pago ou não é partilha dos bens.



Se no divórcio não houver a partilha de bens, não haverá nenhum imposto a ser pago. Porém, se no divórcio for tratada a partilha de bens, dependendo da forma que for feita a partilha, haverá a obrigação de pagar o imposto.


A partilha deverá ser feita de forma igualitária entre o ex-casal, portanto, o correto é que cada um fiquei com metade dos bens que devem ser partilhados.


Quando falamos em partilha, não analisamos a quantidade de bens que cada um ficará, mas o valor.


Por exemplo, se no divórcio está sendo tratada a partilha de dois imóveis e que cada um ficará com um imóvel, não quer dizer que foi feita a partilha de forma igualitária. Esse tipo de divisão só será igualitário se os dois imóveis tiverem o mesmo valor econômico.


Logo se um imóvel tem maior valor que o outro, se cada um fica com um imóvel, a partilha está sendo feito de forma desigual.


Ressalta-se que, apesar de estarmos falando de imóvel, essa regra vale para tudo que for partilhado.


Neste caso da divisão não for igual, existem duas opões:


  • Se não houver nem tipo de pagamento de quem ficou com a maior parte, entende-se que, o que ultrapassa a metade foi doado pela outra parte. Como é uma doação, é devido o pagamento de ITCMD.

  • Se teve um pagamento, entende-se que, foi comprado a parte do outro e, tratando-se de imóvel, é devido o pagamento de ITBI.

  • Poderá ainda, ser devido imposto de renda sobre lucro que houver nesta partilha.



 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.



Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:




Comentarios


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page