top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Atraso na emissão do habite-se: comprador pode pedir o distrato?

Imagina a seguinte situação: a empresa entregou fisicamente o imóvel comprado na planta, mas não houve a expedição do habite-se no prazo.


Isso seria justificativa para pedir o distrato da compra do imóvel?




1. O Que é o Habite-se?

O habite-se é uma certidão emitida pela prefeitura atestando que a houve a conclusão da obra e que o imóvel foi construído conforme as normas legais e que é seguro para ocupação.


Esse documento é obrigatório e essencial, especialmente em casos de financiamento, pois somente após sua emissão é que a cobrança de juros de obra é interrompida, e o comprador começa a pagar as parcelas do financiamento.


2 Consequências do atraso do habite-se

A ausência do habite-se no prazo acordado configura descumprimento contratual por parte da construtora, mesmo que o imóvel tenha sido fisicamente entregue. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) reforça essa posição na Súmula 160, que estabelece:

“A expedição do habite-se, quando não coincidir com a imediata disponibilização física do imóvel ao promitente comprador, não afasta a mora contratual atribuída à vendedora.”

Decisões judiciais também corroboram esse entendimento. Em um caso analisado pelo TJ-SP, a mora da vendedora foi configurada pelo atraso na expedição do habite-se, mesmo com a entrega das chaves em dia. A restituição dos valores pagos foi devida ao comprador:

IMÓVEL NA PLANTA. TAXA DE EVOLUÇÃO DA OBRA. JUROS DE OBRA. MORA DA VENDEDORA. RESTITUIÇÃO DEVIDA. Atraso na expedição do "habite-se". Mora configurada pelo atraso na documentação. Chaves entregues no prazo. Expedição posterior de "habite-se" configura mora da recorrente. Restituição devida. Recurso desprovido. Com fixação de verbas de sucumbência ao recorrente: custas processuais e honorários advocatícios, na forma do voto. (TJ-SP - RI: 10037083420178260038 Araras, Relator: Wander Benassi Junior, Data de Julgamento: 10/12/2018, 1ª Turma Cível, Data de Publicação: 14/03/2019). Grifo nosso.

3 Opcões do comprador

Quando há atraso na expedição do habite-se, o comprador tem algumas opções:


  1. Medida Liminar: O comprador pode entrar com processo e olicitar uma liminar para obrigar a construtora a entregar o documento imediatamente, sob pena de multa.


  2. Suspensão de Pagamentos: O comprador pode pedir a suspensão dos pagamentos das parcelas até que a construtora cumpra suas obrigações, conforme o artigo 476 do Código Civil.


  3. Lucros cessantes: É possível solicitar lucros censsantes, que normalmente é fixada em 0,5% do valor do imóvel por mês, até a entrega do "habite-se".


  4. Indenização por Danos Morais: A demora na entrega do "habite-se" pode gerar danos morais ao comprador, passíveis de compensação.


  5. Distrato: Caso o comprador opte pelo distrato, a construtora será obrigada a devolver todos os valores pagos, com juros, correção monetária, e aplicação de multa contratual. Inclusive, o que foi pago de imposto e comissão de corretagem.


4 Conclusão

Portanto, o atraso na expedição do habite-se é uma justificativa válida para o comprador solicitar o distrato do contrato ou buscar outros direitos que lhe sejam garantidos, assegurando suas compensações pelos prejuízos sofridos.


 

Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi escrito, pode entrar em contato pelo e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, pelo WhatsApp abaixo ou pelos nossos perfis no Instagram: @tatiane.adv ou @rodriguesefelix.


Se a sua dúvida está relacionada ao fato de você estar passando por uma situação semelhante e deseja saber como agir ou quais são os seus direitos, recomendo procurar um advogado de sua confiança. Ele poderá analisar o seu caso específico e fornecer a orientação jurídica adequada.



Escrito por:


Outros textos que podem ser do seu interesse:


Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page