- Dra. Tatiane Rodrigues
Comprar imóvel na planta: vale a pena? Conheça os riscos e como evitá-los
Atualizado: 25 de set.
Realizar o sonho da casa própria exige atenção a diversos pontos, como formas de pagamento, documentação, reputação da empresa e muito mais.
Muitas pessoas optam por comprar um imóvel na planta para aproveitar descontos e ter um planejamento mais longo para a mudança. No entanto, essa escolha não está isenta de riscos.
Quais são os principais riscos ao comprar um imóvel na planta?
Atraso na entrega: Atrasos na construção são bastante comuns e podem prolongar o tempo de espera para morar no novo lar. Para evitar frustrações, considere adicionar alguns meses, ou até um ano, ao prazo originalmente previsto.
Incerteza: Comprar um imóvel na planta é adquirir algo que ainda não existe. Isso exige muita confiança no construtor e na documentação. Mesmo com acompanhamento, o resultado pode não corresponder às suas expectativas, entregando algo diferente do que você esperava.
Despesas inesperadas: Durante a construção, podem surgir custos adicionais, como mudanças nas taxas de financiamento ou outras despesas imprevistas. Além disso, o reajuste das parcelas futuras pode pegar você desprevenido no momento do pagamento. Esteja financeiramente preparado para esses imprevistos.
Risco de construtora: Se a construtora enfrentar dificuldades financeiras ou falir durante a construção, isso pode prejudicar ou atrasar e entrega do imóvel.
2 Como evitar problemas ao comprar imóvel na planta?
Conheça seus direitos: Antes de fechar negócio, é essencial entender seus direitos como consumidor.
Pesquise a reputação da empresa: Investigue a reputação da construtora ou incorporadora. Fique atento se a empresa ou seus sócios têm relação com outras companhias que possuam muitos processos por dívidas ou problemas em empreendimentos anteriores
Leia o contrato com atenção: Verifique todos os termos do contrato e esclareça qualquer dúvida antes de assinar. Esse cuidado pode prevenir futuros transtornos e evitar surpresas por não ter compreendido corretamente as cláusulas contratuais.
Se você tiver alguma dúvida sobre o que foi escrito, pode entrar em contato pelo e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, pelo WhatsApp abaixo ou pelos nossos perfis no Instagram: @tatiane.adv ou @rodriguesefelix.
Se a sua dúvida está relacionada ao fato de você estar passando por uma situação semelhante e deseja saber como agir ou quais são os seus direitos, recomendo procurar um advogado de sua confiança. Ele poderá analisar o seu caso específico e fornecer a orientação jurídica adequada.
Escrito por:
Outros textos que podem ser do seun interesse:
Atraso na emissão do habite-se: comprador pode pedir o distrato?
Imóvel na Planta: o que fazer se decidir desistir sem culpa da construtora?
A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?
Você foi enganado: o valor venal de referência não pode ser usado para calcular o ITBI em São Paulo
É permitida a correção monetária mensal nos contratos de compra de imóvel na planta?
Existe prazo para registro da escritura pública de um imóvel?
Como está a questão da cobrança do ITBI pelo valor venal de referência em 2024?
Reconhecimento de firma por semelhança no contrato de compra e venda tem validade?
Reconhecimento de firma por semelhança no contrato de compra e venda tem validade?
O que acontece se não reconhecer firma no contrato de compra e venda de imóvel?
Comprei o imóvel e quando fui registrar a escritura apareceu a indisponibilidade. E agora?
Comments