top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Por que é necessário investigar o vendedor na hora da compra e venda do imóvel?

Atualizado: há 2 dias

A investigação de vendedores pode evitar surpresas desagradáveis, após o negócio ter sido feito. A investigação é importante tanto para pessoas que estão comprando de pessoas físicas como as que estão comprando das construtoras.



O que eu posso descobrir investigando o vendedor?


Você pode estar se perguntando o que se pode descobrir com a investigação do vendedor, vamos dar alguns exemplos do que poderá descobrir:


  • Você pode descobrir se não está caindo em um golpe. Isso também vale para a compra de imóvel na planta, infelizmente, existem empresas que foram criadas para aplicar golpes nos consumidores.

  • Você pode verificar o histórico do vendedor, sendo caso de imóvel na planta, poderá descobrir se tem problemas com entrega do imóvel, sobre a qualidade do imóvel que foi entregue e como agem em caso de distrato.

  • Você descobrirá a saúde financeira do vendedor, se não existe alguma dívida ou processo que possa colocar em risco seu negócio.

  • Você irá descobrir se o imóvel que está comprando não está sendo objeto de alguma ação, como, reintegração de posse, discutindo a demarcação das divisas do imóvel, usucapião e entre outros.

Vejamos que para efetuar essa investigação, deve ser solicitado e analisado pelo menos os seguintes documentos:

  • matrícula atualizada do imóvel.

  • certidão negativa de débitos de IPTU.

  • certidão negativa de débitos de condomínio, se for o caso.

  • certidão de processos estaduais, federais e trabalhistas.

A lista acima é apenas uma lista básica, não contendo todas as certidões e documentos que devem ser analisados para verificação da segurança na compra do imóvel.



 

Se você ficou com alguma dúvida sobre o que está escrito no texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório @rodriguesefelix. Se a sua dúvida é em razão de estar por estar passando por essa situação e quer saber como agir ou quais são os seus direitos, procure um advogado de sua confiança para contratar uma consulta para que seja analisado o seu caso e prestada a orientação jurídica de como agir.





Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:








Comments


Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page