top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

O condomínio pode me proibir de instalar energia solar na minha casa?

Atualizado: 8 de mar.


1 O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte renovável de energia, já que usa a radiação solar para produzir energia. Para seu uso, é necessário instalar o sistema, que é basicamente formado por painéis que são instalados no telhado da casa e o inversor solar.


O problema nos condomínios está justamente na instalação dos painéis no telhado, que é o tema que discutiremos. Se você quer saber mais sobre energia solar e como funciona sua instalação, você deve procurar uma empresa do ramo para sanar todas suas dúvidas sobre a energia solar.


2 O condomínio pode proibir a instalação de energia solar?

2.1 O que diz a convenção do condomínio?

O interessado em instalar a energia solar deve verificar o que diz a convenção do condomínio em relação ao telhado, deve ser visto se a convenção prevê se o telhado é considerado área comum ou não. Se for considerada área comum, significa dizer que pertence ao condomínio, logo, é necessário ter autorização para a instalação.


Esta situação é comum quando as casas compartilham o mesmo telhado, quando são casas geminadas.


Em algumas situações o condomínio não chega a proibir a instalação, mas exige envio de projeto e outros documentos para analisar se será autorizada ou não a instalação da energia solar. Neste cenário, o condomínio quer verificar se a instalação de energia solar não irá prejudicar as demais casas.


Logo, quando o telhado é compartilhado, o condomínio pode sim proibir a instalação da energia solar.


2.2 Instalação de energia solar pode ser considerada como alteração de fachada?

Existe também a discussão se a instalação de energia solar altera ou não a fachada do condomínio. Sendo o entendimento que é alteração da fachada, apenas pode ser realizado com autorização do condomínio.


 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos e familiares, isso é muito importante para nós!


E se você ficou com alguma dúvida sobre o texto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv ou no perfil do escritório@rodriguesefelix




* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:

Outros textos que podem ser do seu interesse:

Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page