top of page
  • Dra. Tatiane Rodrigues

Vendedor não informou que o imóvel era atingido por enchente. Comprador tem algum direito?

Atualizado: 7 de mar.

(imagem retirada do site canva)


Imagine a situação de uma pessoa que comprou um imóvel acreditando que pagou o preço justo e que o imóvel não tinha nenhum problema. Porém, na primeira chuva que teve o imóvel foi atingido por uma enchente e o vendedor nada havia informado sobre a enchente.


Veremos quais são os direitos do comprador e o que pode ser feito no caso de ter comprado o imóvel de uma outra pessoa física.


1 Do vício oculto no imóvel

Falamos em vício quando o imóvel apresenta algum defeito que o torne impróprio para morar ou que diminua o seu valor.


Oculto é o que é de difícil constatação, ou seja, só após algum tempo morando no imóvel é possível descobrir a existência do problema.


Quando for constatado o vício oculto do imóvel, para o comprador surge o direito de pedir o dinheiro de volta e entregar o imóvel e ou pedir o abatimento do preço.


2 Dos direitos do comprador

O direito de o comprador pedir a devolução do dinheiro ou abatimento do preço vai depender do caso concreto. É necessário apurar o quanto oculto é essa informação da enchente.


É preciso averiguar se existem elementos que poderiam levar o comprador a suspeitar se o imóvel sofre com a enchente.


Por exemplo, se a propriedade está próxima de um córrego ou rio, se os imóveis vizinhos aparentam estarem preparados para enchente e se a casa tem marcas nas paredes por conta.


Nesse sentido:

COMPRA E VENDA DE IMÓVEL. Ação declaratória de rescisão contratual cumulada com pedido de indenização fundada em dano material e moral. Alegação de vício oculto, por se localizar o imóvel em região passível de constantes enchentes e inundações, na época de chuvas. Inocorrência. Risco assumido. Imóvel localizado próximo às margens de um córrego, Mero arrependimento que não autoriza o desfazimento do negócio. Improcedência mantida. RECURSO NEGAGO. (TJ/SP 0004967-95.2018.8.26.0604, Relator: Maria de Lourdes Lopez Gil. Data de julgamento: 13/08/2019, 7ª Câmara de Direito Privado. Data de Publicação: 18/08/2019). Grifo nosso.
Apelação Cível. Ação de anulação de escritura de compra e venda c/c indenização por danos materiais e morais. Improcedência do pedido. [...] O vício, no caso, se existe não poderia ser rotulado como oculto, já que de conhecimento do mercado imobiliário, da imprensa e dos moradores do bairro o fato de que, ocasionalmente, enchentes ocorriam naquele local. Circunstâncias do caso, ao mesmo tempo em que denunciam falta de diligência por parte da autora, relevam que a informação sobre as enchentes estava, de fato, ao seu alcance. [...] Sentença de improcedência do pedido mantida[...] Recurso de apelação não provido. (TJ/SP 1010568-25.2015.8.26.0005, Relator: Piva Rodrigues. Data de julgamento: 21/10/2018, 9ª Câmara de Direito Privado, Data de Publicação: 24/10/2018). Grifo nosso.

Por outro, se realmente a questão da enchente for algo oculto e que o comprador apenas saberia se o vendedor informasse no momento da venda, pode ser alegado o vício oculto para pedir a restituição do valor ou abatimento do preço.

 

Se este texto te ajudou, não se esqueça de deixar nos comentários o que achou e de compartilhar com seus amigos, isso é muito importante para nós!

E se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, pode entrar em contato por meio do e-mail: contato@rodriguesefelix.adv.br, do WhatsApp que está abaixo ou também no meu perfil no Instagram: @tatiane.adv. Gostou do conteúdo? Não esqueça de comentar e de compartilhar com a sua família e amigos.



* Respondemos mensagens no WhatsApp, e-mail e Instagram em dias úteis durante o horário comercial (das 9h às 17h). Não respondemos dúvidas que são orientações jurídicas ou que dependem da análise do caso sem a contratação de uma consulta.


Escrito por:



Outros textos que podem ser do seu interesse:



Participe da lista VIP

Aprenda sobre seus direito com nosso time de especialistas TOTALMENTE DE GRAÇA!

Seja bem vindo! 
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

* Respondemos mensagens no WhatsApp em dias úteis durante o horário comercial (das 8h às 18h).

bottom of page